quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Pesquisa com mestres do artesanato do Oeste Catarinense


Sozinho você pode muito... Mas trabalhando em equipe, você pode muito mais!
Várias formas de pensar, várias formas de produzir, várias formas de conviver. Mas um objetivo em comum: fazer artesanato e passar bons momentos entre amigos (as).
Essa reflexão expressa um pouco do que representa o trabalho coletivo, desenvolvido por doze grupos de artesanato da região Oeste Catarinense, que fazem parte da Rede de Saberes e Fazeres, da Feira Regional de Artesanato de Formosa do Sul (FORMOSART).
A FORMOSART é uma Feira de Artesanato realizada com o objetivo de dinamizar a produção artesanal da região, em um espaço de troca de experiências e comercialização de produtos artesanais representativos, das tradições e da cultura do Oeste Catarinense.
O projeto “Arte e Artesanato: expressões da cultura popular no oeste catarinense” foi apresentado ao Edital Culturas Populares: Edição Selma do Coco, pela Associação de Artesãos Artefor de Formosa do Sul, entidade responsável por articular a Rede de Saberes e Fazeres da FORMOSART. 
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer as expressões culturais brasileiras, promovendo a salvaguarda e socialização dos modos de fazer do artesanato, produzido por mestres que preservam costumes, tradições e práticas artesanais no Oeste Catarinense.
Conceitualmente, não é foco deste projeto, discutir as características ou a classificação dos trabalhos apresentados pelos grupos participantes. Dessa forma, entendidos enquanto arte, artesanato ou trabalhos manuais, nossa compreensão nos leva a perceber que todos são importantes formas dos indivíduos se expressarem, o que faz todos merecedores de reconhecimento e valorização por seus saberes e fazeres.
Essa cartilha se apresenta como um instrumento de divulgação e valorização do trabalho desenvolvido por mestres, grupos formais e informais, artesãos e amantes do artesanato, que preservam práticas relacionadas aos saberes de seus ancestrais e inovam com criatividade, produzindo novas tendências do artesanato para a região.
Por fim, vale ressaltar que o processo de construção deste projeto, nos levou a conhecer em cada grupo, várias histórias, lindos trabalhos e também intenso aprendizado, com as vivências compartilhadas, por mulheres e homens que produzem com as mãos e o coração, o artesanato regional de forma inspiradora.



Confira algumas imagens registradas durante a pesquisa.














IMAGENS:Ana Ravarena e Fabieli Cella
TEXTO: Daiane Frigo
APOIO: Museu Formosa do Sul
Edital Culturas Populares 2018 - Edição Selma do Coco, viabilizado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário