segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Roda de Socialização de Saberes com Mestres Locais




Na tarde do dia 09 de setembro aconteceu mais uma atividade do Projeto Arte e Artesanato, desenvolvido pela Artefor.
As crianças e jovens participantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do município de Formosa do Sul, estiveram reunidas com mestres locais do artesanato, para uma Roda de Socialização de Saberes
No encontro, as mestres do trançado de palha Sra. Aires Bresolin, Sra. Terezinha de Azeredo e Sra. Oliva Moreschi e o mestre da confecção de vassouras artesanais Sr. Celso Moreschi, tiveram a oportunidade de socializar conhecimentos, práticas e suas experiências de vida. 
Com a roda de socialização os mestres puderam compartilhar as formas de construção de conhecimento pelas gerações do passado, na transmissão de práticas e valores dentro do ambiente familiar.
A atividade foi desenvolvida na zona rural do município, na comunidade de Lª Guarani, onde o Sr. Celso e a Sra. Oliva receberam o grupo para a Roda de Conversa.


Como eu era o mais velho, a mãe e o pai ensinaram, pois, alguém tinha que fazer. E eu comecei a fazer vassoura no prego. O tempo passou e a gente percebeu que, às vezes, tem que mudar o jeito de fazer pra melhorar a qualidade (Celso Moreschi)

As irmãs do finado pai e da mãe, todas faziam trança. Essas coisas eu faço desde pequenininha, vem de berço (Oliva Moreschi)

Eu me sinto gratificada em poder ensinar o que eu sei, porque a gente da roça nem sempre tem muita oportunidade, então poder repassar o conhecimento é muito bom (Terezinha de Azeredo)


Eu aprendi a fazer trança com a minha mãe eu tinha 12 anos. Quando aprendi bem a fazer a trança, ela me ensinou a fazer chapéu e a cestinha, daí eu gostei e até hoje estou fazendo (Aires Troiani Bresolin)












IMAGENS:Mariana Cossa
APOIO: Departamento de Assistência Social e Museu Formosa do Sul 
Edital Culturas Populares 2018 - Edição Selma do Coco, viabilizado pelo Governo Federal, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário